segunda-feira, janeiro 10, 2005
Isso era pra ser um e-mail
O Zero me mandou um e-mail na época que eu comprei o Nintendo DS perguntando se todo mundo por aqui tem dinheiro pra gastar com coisas desse tipo.
Sabe que eu pensei um tempão sobre isso...
Estou há tanto tempo aqui que às vezes eu me esqueço de como a vida era lá no Brasil...

A realidade aqui é outra. Não tem miséria, não tem pobreza, não tem fome, e principalmente, não tem desamparo.
Quando eu digo que aqui no Japão não tem pobreza, eu quero dizer pobreza do tipo a gente tá acostumado no Brasil. Gente que muitas vezes, não tem onde morar, não tem o que comer.
Acho que a maior diferença aqui é o fato de que todos têm oportunidade. Aqui não trabalha quem não quer. Se até pra alguém como eu, que não sei ler, não sei escrever, e falo muito mal o japonês tem serviço, imagina pros japoneses.
Tá, eu não estou falando dos melhores trabalhos que existem, mas daqueles que não exigem qualificação. Mas num momento de necessidade, o que vier é lucro, certo? E mesmo esse tipo de trabalho paga bem por aqui.
Outra diferença, é o tipo de ajuda que o governo dá aos menos afortunados daqui. Uma família de renda baixa tem a possibilidade de alugar um apartamento do governo, por um valor mais baixo. As pessoas têm acesso ao seguro de saúde do governo, que diminui bastante os custos médicos.
Mas é sempre assim: mesmo que seja pouco, todos pagam alguma coisa. Nada é dado de mão beijada. E funciona!
Acho que dá pra explorar mais esse assunto. Nos próximos dias eu vou dar uma pesquisada, e aos poucos vou postando o que eu achar... aos poucos mesmo, porque o tempo ultimamente anda curto!