sábado, julho 07, 2007
Tanabata Matsuri

Diz a lenda que às margens da Via Láctea morava uma bela princesa chamada Orihime, a Princesa Tecelã. Orihime passava os dias a tecer roupas para seu Pai, Tenkou, o Senhor Celestial. Vendo que Orihime passava seus dias tecendo, Tenkou apresentou a Orihime um jovem das redondezas, Kengyu, o Pastor de Gado.

Orihime e Kengyu se apaixonaram imediatamente e casaram-se em pouco tempo. Consumidos pela paizão, Orihime não tecia mais e Kengyu abandonara o gado à própria sorte.

Indignado com o abandono das obrigações e com a irresponsabilidade do casal, Kengyu decidiu puni-los, obrigando os dois a morarem em lados opostos da Via Láctea.
Comovido com a tristeza de sua filha pela separação, Kengyu permitiu que os dois se encontrassem uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, com uma condição: que eles atendessem todos os pedidos feitos na Terra neste dia.

E foi assim que surgiu o Tanabata Matsuri, para comemorar o amor de Orihime e Kengyu. Durante os festivais de Tanabata, as pessoas escrevem seus pedidos em pequenos papéis coloridos (tanzaku) e penduram-nos em grandes bambus (sasadake) espalhados pelo festival.

Diz a lenda que no momento em que Orihime e Kengyu se encontram, todos os pedidos são atendidos.

Na mitologia japonesa, este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu), no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.

Cada cor de tankazu tem um significado especial:

Amarelo - Dinheiro
Azul - Proteção dos Céus
Branco - Paz
Rosa - Amor
Verde - Esperança
Vermelho - Paixão



29° Festival das Estrelas - São Paulo Sendai Tanabata Matsuri
Data: 07 e 08 de Julho de 2007(Sábado e Domingo)
07 (sábado) 10:00h às 20:00h
08 (domingo) 10:00h às 17:00h.
Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes.
Bairro: Liberdade - São Paulo - SP