domingo, janeiro 16, 2005
Em casa
Ontem fomos com a família da Simone jantar num restaurante lá em Iwata. Tem um aqui perto também, que a gente sempre vai. A especialidade deles é steak e hamburger assados no carvão. Dá até pra sentir um gostinho de Brasil...
O mais legal foi na hora que o Ronaldo fez o pedido. A garçonete anotou tudo, e na hora de saber o ponto que queríamos, ela perguntou: "bem passado ou mais ou menos?" Assim, em português mesmo. O Ronaldo que estava fazendo o pedido, não entendeu o que ela tinha falado. Primeiro por causa do sotaque, e depois porque ele não estava preparado pra ouvir português no restaurante. Quando eu respondi pra ela "mais ou menos", o Ronaldo deu uma olhada pra mim, tipo você tá louca, respondendo em português?!
Na hora de pagar, eu elogiei o português dela e perguntei como ela tinha aprendido. Ela disse que como vai muito brasileiro no restaurante, ela achou mais fácil aprender pelo menos o básico. Bem passado, mais ou menos, obrigada, de nada, com gelo, sem gelo. E ela também sabe contar em português.
Me senti VIP