segunda-feira, agosto 09, 2004
Ressentimento ou Intolerância?
Esse post era pra ter sido publicado ontem, mas eu não quis quebrar o clima do Dia dos Pais...
Sábado foi a final da Asia Cup. Não, eu não vou falar de futebol, até porque me falta conhecimento pra isso. Eu vou falar de preconceito.
Os jogos foram realizados na China. Eu achava que a relação de "amizade" entre chineses e japoneses, fosse mais ou menos parecida com a que nós temos com os hermanos argentinos.
Descobri que eu não sabia nada. O que existe mesmo é ódio. Ódio, ressentimento e intolerância. Logo no primeiro jogo, a seleção japonesa ouviu o hino nacional sob as vaias de 40 mil torcedores. Na saída dos jogos, uma multidão esperava pela passagem do ônibus da seleção japonesa pra demonstrar a insatisfação pelo fato de eles estarem no país. Vaiaram, gesticularam, atiraram coisas contra o ônibus. A pequena torcida japonesa teve que assistir aos jogos protegidas por uma roda de policiais.
Não quero defender os japoneses, assim como não quero condenar os chineses. Esse clima todo vem de tempos de guerra, onde o Japão massacrou o povo chinês. Torturaram homens, estuprataram mulheres, mataram crianças. E os chineses sempre quiseram que o Japão ao menos assumisse a culpa por essas atrocidades, pedisse desculpas. Mas se o Japão fizer isso, vão chover processos, pedidos de indenizaçãoes, etc... Melhor deixar como está, dizem eles. Isso tudo é passado.
Esse tipo de coisa só muda com o tempo. Não que as novas gerações esqueçam o passado, mas é mais fácil entender que para os erros cometidos não haverá conserto, e que eles não tem culpa direta nisso. Acho que na China isso é diferente. Pela falta de contato com outros países, pela forma como o governo controla a situação. Comecei a entender um pouco melhor o que se passa com a China após ler "As Boas Mulheres da China". Não leu ainda? EU recomendo!
Mesmo assim, entristece ver esse tipo de manifestação. Ainda mais sendo uma estrangeira, tão longe da minha terra...
Mas a seleção do Zico respondeu às vaias e provocações da melhor forma possível: ganhando o campeonato pela terceira vez, numa final contra a China.