domingo, julho 03, 2005
Olha a chuva!


Clique nas fotos para ampliar



Hoje teve festa junina da escola brasileira onde meus sobrinhos estudam. O Ricky até dançou quadrilha, mas a gente acabou chegando atrasado e não vimos ele dançar. A Ste esse ano não quis dançar. Pelo que eu entendi, como agora ela está na 5ª série, seria muito mico participar da quadrilha. Ela ficou ajudando em uma das barraquinhas de jogos.

A melhor parte foi que eu matei minha vontade de comer pastel de queijo. Nem é dificil de achar por aqui, tá cheio de lanchonete brasileira, mas a minha vontade era comer pastel de barraquinha. Lógico que os daqui estão muito longe dos pastéis de feira do Brasil, mas deu pra quebrar o galho.
Além da barraquinha de pastel, tinha churrasco, cachorro-quente. Infelizmente não é tudo que é tipo de festa junina que dá pra ter nessa época do ano. Já pensou em quentão e vinho quente no calorão que tá fazendo por aqui?

Acho muito importante esse tipo de evento, pra que esses brasileirinhos que estão por aqui não percam contato com suas raízes, com a nossa cultura. Como a intenção da grande maioria dos brasileiros que vêm aqui pro Japão é um dia voltar e se fixar de vez no Brasil, foram surgindo vários segmentos de serviços voltados pra facilitar essa volta. As escolas brasileiras são talvez o mais importante desses serviços.
Só aqui na região onde eu moro, dá pra contar umas 5 ou 6 escolas brasileiras. Não estou falando de Hamamatsu inteira, só aqui do pedacinho onde eu moro, uns 10 ou 15 min de carro. Acho que assim dá pra ter noção do tamanho da comunidade brasileira por aqui, né...