O mecanismo do terremoto de Tokai
A superfície terrestre é formada por mais de 10 placas tectônicas (blocos de crosta terrestre). Com a movimentação das camadas internas, as placas que estão lado a lado se chocam entre si e se movem de modo que uma fica debaixo da outra, ocasionando, assim, a formação das cordilheiras e fossas oceânicas, os terremotos e atividades vulcânicas.
No fundo do mar ao sul da província de Shizuoka, temos a Placa do Mar das Filipinas que movimenta-se do sul penetrando na Placa Eurásia que fica na parte continental. Com isso, a ponta da Placa Eurásia é empurrada para dentro, atingindo o limite de deformação. Neste momento, esta placa dá um salto, causando o terremoto. Essa é uma previsão do Terremoto de Tokai.
A previsão do Terremoto de Tokai foi feita em 1976. O último terremoto aconteceu em 1854. A previsão é de que ocorra um terremo num período de 100 a 150 anos na mesma região.
Dia 1º de setembro é o Dia Nacional de Prevenção de Catástrofes aqui no Japão. E eles ficam falando sobre terremoto em tudo quanto é canal... E esse tal de terremoto de Tokai vai ser exatamente aqui onde eu moro. Legal, né... Inclusive, essa casinha aí no desenho deve ser o meu prédio ¬¬