sábado, julho 23, 2005
A difícil tarefa de se escolher um nome
E olha que isso é uma coisa em que eu penso desde que era pequena...

Eu gosto do meu nome. Mesmo achando que minha Mãe não tenha sido muito original (meu pai chama Daniel), eu gosto muito do meu nome.
Eu tenho cara de Daniela, não é nenhum nome esdrúxulo, é fácil de se pronunciar, não tem nenhuma letra dobrada ou inventada, e tem um significado que realmente combina comigo. Daniela significa: "Deus é meu juíz".

Pelo que a minha Mãe conta fui eu quem escolhi o nome das minhas irmãs. O da Patrícia, eu não tenho a menor idéia de onde tirei. Já o da Priscila eu lembro que tinha uns 5 anos e conheci uma menina na padaria o.O com esse nome e gostei. Ou seja, isso de ser Patrícia e Priscila é coincidência mesmo.


Agora estamos aqui, eu e o Ronaldo quebrando a cabeça pra achar um nome que seja O Nome.

* Um nome fácil de se escrever, fácil de se pronunciar.
* Nada de nomes esdrúxulos ou estrangeiros, não quero que meu filho seja jogador de futebol nem pagodeiro.
* Não pode ser com A, B ou C. Deve ser umuito chato ser o primeiro da chamada. Entregar os trabalhos primeiro, responder a chamada oral primeiro.
* Não pode ter rima fácil. Tipo Ana banana.

E pra completar, a gente também quer um nome japonês. Aí é que o bixo tá pegando.

* Novamente, um nome fácil de escrever e de se pronunciar. Shinnousuke tá fora de cogitação.
* Não quero um nome esdrúxulo, mas tbem não quero um nome comum, tipo Kenji, Takeshi.
* As iniciais não podem formar nenhuma sigla já existente, tipo BNH (foi o que eu pensei termiado em H).
* A sonoridade dele não pode ser semelhante ao primeiro nome ou ao sobrenome. Quero um nome, não uma musiquinha.
* Rima. Essa é a parte mais complicada. Porque todo nome japonês é potencialmente uma piada? Tirei um montão de nomes da lista por esse motivo.
* O significado. Nome japonês não se escolhe apenas pela sonoridade. Um mesmo nome pode ter dezenas de significados diferentes, dependendo dos kanjis (ideogramas) que se utiliza.


Mas o primeiro nome já foi decidido. É Lucas. E foi decidido de comum acordo. Eu sempre gostei muito desse nome e foi o primeiro que o Ronaldo sugeriu. Existem também algumas implicações geeks nesse escolha, mas eu nunca vou falar sobre isso publicamente.
A única coisa que me preocupa com essa escolha é que o meu L cursivo é horroroso!. Vou ter que treinar...

E o nome japonês já está engatilhado, mas só conto quando for certeza absoluta.